quinta-feira, 19 de março de 2009

Aprender a Conviver 2

IP do Jaraguá, 28/2/2009

Mateus 18:11-35

Como eu disse na mensagem passada, conviver é um dos desafios mais complexos da vida, e a igreja é um dos lugares em que essa complexidade mais se manifesta devido à diversidade de tipos de pessoas que a compõe e das expectativas colocadas sobre elas. Há uma expectativa geral, em boa parte justa, de que na igreja o convívio deveria ser mais fácil e prazeroso. Mas, quando olhamos para Bíblia vemos que essa expectativa não corresponde totalmente à realidade.

O problema

Ao se referir à igreja Jesus usa a metáfora do rebanho de ovelhas, e, segundo o texto, ovelhas que podem se perder. Em outras palavras, Jesus está dizendo que a igreja é feita por pessoas e pessoas que podem optar por não se submeterem à vontade de Deus.

Quando isso acontece, elas tanto podem, depois de confrontadas, voltarem a se submeter a Deus, quanto continuar no estado de rebeldia. O pior é que, para se manterem nesse estado, elas podem mentir, ofender e até ferir os seus próprios irmãos, chegando a cometerem erros com graves conseqüências para si mesmos e para os que estão ao seu redor.

A solução

Se por um lado o texto nos apresenta a igreja como ovelhas que podem se perder, por outro nos mostra o quanto Deus não quer que isso aconteça. Vemos isso pelo seu esforço em preservar e resgatar as suas ovelhas, primeiro pela ação dos seus anjos:

Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:14

E, segundo, pelo fato dele ter enviado seu próprio Filho para resgatar as suas ovelhas:

O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido. (vs 11)

Sendo essa a vontade de Deus, os discípulos de Jesus devem se engajar nessa missão, devem imitar a Trindade buscando ganhar o irmão que se desvia dos caminhos do Senhor. Devem tratar os irmãos como foram tratados por Deus, com Graça e misericórdia.

Mas, infelizmente, as vezes as pessoas não respondem positivamente ao amor e ao cuidado, e optam por continuar em desacordo com a vontade de Deus, vão acontecer situações em que teremos que dizer a pessoas queridas “eu amo você, mas você está escolhendo um caminho que eu não posso ir junto”. Jesus deixa claro que não podemos, em nome do amor, abrir mão da verdade, não podemos fechar os olhos para o erro, mesmo que isso nos leve a excluir pessoas do nosso convívio.

Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. 1 Coríntios 5:11

...entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor. 1 Coríntios 5:5

Para pensar, orar e tomar algumas decisões...

  • Eu tenho irmãos em Cristo dispostos a me ganhar, mesmo que isso ponha em risco nossa amizade?

  • Eu tenho acatado os conselhos e exortações? Tenho reconhecido meus erros quando são apontados?

  • Existem pessoas de quem eu preciso me aproximar para ganhá-las? Existem pessoas de quem eu preciso me afastar para ganhá-las?

Nenhum comentário: